sexta-feira, 17 de junho de 2011

As Três Peneiras







Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...Nem chegou a terminar a frase, e o chefe, o interrompeu:

- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?


- Peneiras? Que peneiras?


- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?


- Não, não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram, mas eu acho que...E novamente Olavo é interrompido pelo chefe:


- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?


- Claro que não! Deus me livre, chefe! - Disse Olavo assustado.


- Então, continua o chefe - Sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?


- Não, chefe. Pensando dessa forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar; fala Olavo, surpreendido.


- Pois é, Olavo! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem as três peneiras - Disse o chefe sorrindo e continuou:


- Da próxima vez antes de obedecer ao impulso de passar uma história adiante, submeta-o ao crivo das TRÊS PENEIRAS:


VERDADE  -  BONDADE  -  NECESSIDADE.


Moral da História

Nós vivemos inseridos numa cultura de maledicência e murmuração. Mas, não podemos esquecer que antes de sermos brasileiros, somos cidadãos do Reino do Nosso Senhor Jesus Cristo. E portanto, para nós, o que vale mesmo são os valores do Reino de Deus revelados por seu Filho quando este veio em carne.


A Escritura nos diz: "Se alguém FALA, FALE como quem transmite a Palavra de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus provê, de forma que em tudo Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém" (I Pe 4.11).


Não podemos nos esquecer de onde Deus nos tirou e onde nos colocou (Cl 1.13). A nossa vida é o espelho de quem servimos, e a quem adoramos. A Igreja tem a responsabilidade de ser a manifestação física de Deus na terra e de preparar a humanidade para a vinda do Reino dele (Jo 17.21-23; Fl 4.5; Mt 10.7).


Se a humanidade tem visto uma igreja porca, suja, mulambida, cheia de gente doente e sem caráter cristão, as pessoas que estão de fora vendo essa manifestação daquela que tem a responsabilidade de mostrar Deus através de seu testemunho de vida. Verão Deus da forma que a sua representante, a igreja, tem demonstrado pelo seu modo de viver. Isso é muito sério!


E infelizmente, é exatamente isso que tem acontecido. Pessoas invejosas, que se preocupam mais com seus títulos, posições eclesiásticas, do que com o Reino. Avareza, luxúria, etc. Fica difícil para alguém se libertar dessas coisas vendo as mesmas num lugar que as deveria libertar de tudo isso.

 Não podemos tapar o sol com a peneira. Estamos vivendo uma crise de referencial muito grande. Digo isso com angústia de espírito. Não denuncio essas coisas com alegria. Tenho lutado para mostrar essas verdades a quem eu posso, mas infelizmente, a maioria não quer negar o seu "EU" para depender unicamente de Cristo. São poucos, verdadeiramente, querem e encontrarão o caminho apertado, que conduz à vida como já dizia o Mestre (Mt 7.14).

E finalizo com os textos: "Pois quem quer amar a vida e ver os dias felizes, guarde a sua língua do mal e seus lábios de palavras enganosas. Afaste-se do mal e pratique o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos às suas orações, mas o rosto do Senhor está contra os que praticam o mal" (I Pe 3.10-12).


"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; e ele não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto sabemos quem são os filhos de Deus e os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus e muito menos aquele que não ama a seu irmão" (I Jo 3.9-10).


Que possamos refletir sobre essas coisas, pois o tempo está próximo!!!!


Em Cristo, 


Francisco Almeida.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário