quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Propósito Eterno de Deus = Objetivo da Igreja


Propósito significa: alvo, meta, caminho a ser seguido. E este propósito irá direcionar todo o nosso comportamento, trabalho, ênfase, enfoque e maneira de agir e ser.

A intenção de Deus ao criar o homem era de ter uma grande família de muitos filhos à sua própria imagem e encher o planeta com uma família que expressasse a sua glória, majestade e autoridade (Gn 1.26-28).
Como o primeiro homem tinha sido criado à imagem de Deus e cada ser se reproduzia segundo a sua espécie, logo, quando o ser humano se multiplicasse os seus filhos seriam a imagem de Deus. Por isso, quando o ser humano abandonou o propósito de Deus pela rebelião, ou seja, ter aceitado a proposta da serpente (Gn 3), o mesmo se tornou inútil, incapaz de cumprir a razão de sua existência: o propósito de Deus (Rm 3.9-18); pelo fato de ter perdido a natureza e o caráter do Criador. Ele perdeu a imagem de Deus, portanto, quando o ser humano se corrompeu toda a sua descendência ficou arruinada (Gn 5.3; Rm 5.12; Rm 3.9-18).
Nesse interím, ao se reproduzir, reproduziria seres conforme a sua posição atual: rebelde (e condenado a nascer com prazo de validade, ou seja, já nascemos sabendo que iremos morrer) e estado: inútil para cumprir o propósito de Deus.
Em Atos 17.28, lemos: "Em Deus nos movemos, vivemos e existimos...". Bem se o texto está dizendo que em Deus nos movemos, vivemos e existimos, e em Rm 3.12, diz: "De Deus nos extraviamos...". Significa que após a queda a raça humana se tornou em nada. Ficou sem sentido para a sua existência, pois saiu do lugar pelo qual ela foi criada. Isso é assustador! Por essa razão em Ap 13.8c, lemos: ...do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo...". E em I Pe 1.19-20, diz: "Com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós...". Podemos perceber a Graça salvadora do Criador provendo condições de trazer a humanidade do caos ao Reino do Filho do seu amor antes da fundação do mundo (Cl 1.13). Visando nos levar de volta a posição de filhos (Jo 1.12).

A salvação é um meio e não um fim, pois, é, uma maneira que Deus encontrou para consertar um grande erro. A redenção pelo calvário consiste em trazer a humanidade de volta ao Propósito Eterno. Apresentando o homem restaurado à imagem do Pai (Cl 1.28; II Co 3.17-18; Rm 8.26-28; Cl 3.1-17).

O propósito de Deus hoje, após a redenção conquistada por Cristo na cruz é o de TER UMA FAMÍLIA DE MUITOS FILHOS SEMELHANTES A JESUS (Rm 8.29), pois Ele é tudo o que o homem deveria ser: obediente, servo, amoroso, adorador, leal e fiel ao Pai em tudo (Fl 2.5-11; Jo 6.38; 6.57; 7.16-18; 8.28-29). Ele é o nosso modelo, nosso destino, caminho, exemplo de vida e o cumprimento do propósito de Deus.
Por isso, o Pai nos escolheu antes da fundação do mundo nos dando um alvo a ser conquistado nos predestinando para sermos semelhantes a Jesus Cristo (Ef 1.3-5).
Ele nos garante plenas condições para vivermos desta forma nos revelando os seus planos e nos dando garantias de que em Cristo somos capazes de viver o seu PROPÓSITO ETERNO (Ef 1.7-14; 2.1-10; Fl 1.6; Cl 1.12-22).

Que o Pai em sua eterna graça nos ajude.

Em Cristo,

Francisco Almeida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário