sexta-feira, 9 de julho de 2010

Evangelho do Reino - Parte V






Logo após a sua ressurreição, o Senhor Jesus ordenou que seus discipulos permanecessem em Jerusalém aguardando a capacitação do alto que ele mesmo estava prometendo (Lc 24.49-51).
O cumprimento desta promessa se realizou exatamente no dia de Pentecostes, uma festa judaica celebrada cinquenta dias após a celebração da Páscoa.

Logo na sua descida, que é o cumprimento de outra promessa (Jo 14.15-26), o Espírito Santo já realiza um sobrenatural, ele capacita pessoas analfabetas a falarem em línguas nunca aprendida por estas. Existiam várias pessoas em Jerusalém para comemorar a festa. Gente de várias nações e línguas conhecidas na época (At 2.4-13).
Todo o povo ficou pasmo por ver pessoas simples, humildes, sem cultura educacional vigente, falando com tanta intimidade em suas línguas em que nasceram das grandezas de Deus!!!!

Com isso podemos entender, que o Espírito Santo estava profetizando através de seus servos, todo o projeto de restauração de todas as coisas. Os mistérios que estavam ocultos há muito tempo do entendimento de muitos, estavam sendo revelados através da Igreja. A partir daquele momento em diante, estava decretada a obra da Igreja, que era o anúncio do Reino de Deus na Terra.
Pedro aproveitando da oportunidade, não se fez de rogado, e começou a anunciar que a vontade de Deus era que todos se arrependam de seus pecados, para que da mesma forma que tudo havia sucedido com eles, o mesmo aconteceria com aqueles que cressem Cristo (At 2.37-40).

O projeto de Deus para a Igreja é usá-la para ser o seu reflexo no planeta e o preparasse para a segunda vinda de Cristo (II Pe 3.1-14). Ser o sal da terra, e a luz do mundo como o próprio Senhor lhes havia ensinado (Mt 5.13-14). E que através de suas obras, manifestasse às pessoas não somente a vontade de Deus, mas também o seu caráter (Mt 5.13-16; I Pe 1.13-19; I Pe 2.1-10; Cl 3.12-17).


Às vezes pagamos pela nossa própria ignorância! Sofremos por causa dela. Pagamos preço sem necessidade. E tudo por causa da falta de conhecimento!

Tenho pesquisado um pouco sobre a igreja e com isso, descoberto muita coisa. E o que tenho descoberto tem me aberto os olhos para coisas que antes nem passava pela minha cabeça acerca do corpo de Cristo.
A igreja é como o seu criador, simples e descomplicada. Complicados na verdade, somos nós.
Para entendermos o sentido e propósito da igreja é só entendermos o que é uma cooperativa. E o que é uma cooperativa? Cooperativa é uma instituição onde todos trabalham (ou deveriam) para todos. Se algum cooperativado falhar na sua função ele prejudicará os outros e assim por diante.
O processo da igreja é semelhante. A Bíblia fala sobre isso. Ah, mas irmão onde você tem respaldo bíblico para isso? Em I Co 12.12-27, Paulo anuncia e confirma essa realidade.
 

Paulo explica a igreja de Corinto o que é igreja colocando como exemplo o funcionamento de um corpo. Pois naquela comunidade existia divisões, partidarismos, acepções, por isso a necessidade de Paulo em explicar para eles o verdadeiro sentido da Noiva de Cristo.
 

Para que o corpo tenha saúde (bom funcionamento) é necessário que todos os sistemas estejam trabalhando em sincronia uns com os outros, pois de outra forma haverá o que chamamos de doença, que é o mal funcionamento de alguma parte do mesmo. Entendendo isso, Paulo explica que com igreja o processo é o mesmo. Ele diz: "Porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." Vemos que Paulo não diz que existem "muitos corpos", mas sim "um corpo com muitos membros". Quando entendemos que os verdadeiros cristãos são parte de nós e que mesmo sendo diferentes uns dos outros fazemos parte do mesmo corpo, a nossa luta pela unidade, que é a nossa natureza, será maior.
 

O que vemos é um sem número de líderes brigando com outros como se fossem os EUA contra os iraquianos e vice-versa. O que vemos são líderes tratando os seus liderados como mercadoria de loja que podem ser trocadas por outras melhores. O que vemos são líderes que por maldade, estão usando o nome da igreja de Cristo como a sua empresa particular. Vendem os testemunhos que biblicamente deveriam ser de graça, vendem a Palavra do Senhor que o mesmo nos deu pela Graça e de graça (Mt 10.7-8). 

E tudo isso estão fazendo porque as pessoas são ignorantes acerca do reino de Deus. Se elas entendessem o significado da igreja, lutariam por ela como todos os apóstolos e discípulos fizeram no passado.
Finalizando, o coração é diferente do estômago, mas ambos fazem parte do mesmo corpo; o nariz é diferente do ouvido, mas ambos fazem parte do mesmo corpo. Quando entendemos que os cristãos verdadeiros fazem parte de nós, iremos respeitá-los e amá-los como nosso próprio corpo. E com isso estaremos vivendo algo que faz parte da igreja algo que nós chamamos de unidade. 


Membros diferentes, sistemas diferentes, partes diferentes, mas que fazem parte do mesmo corpo. Qual o propósito de tudo isso: "Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros" (I Co 12.25).
 

Que venhamos a amar os nossos irmãos de verdade, cuidando deles em todo tempo sabendo que eles fazem parte de nós como igreja do Senhor Jesus; pois fazendo isso estaremos verdadeiramente fazendo o nosso papel como igreja do Senhor na face da terra.
 

Que vivamos o chavão do três mosqueteiros: "Um por todos e todos por um"; porque essa é e deveria ser a nossa realidade. Se não é, que lutemos pela saúde do corpo.
 

Que abandonemos nossas opiniões, títulos, nomes, sobrenomes, placas, convenções, e tantas e tantas instituições, para ficarmos apenas com os abraços, carinhos, e lava-pés uns dos outros.

Que tenhamos coragem para abrirmos mãos de nossas tradições que apenas servem para inchar o nosso ego e também para inchar e tirar a Igreja do propósito.

Que tenhamos coragem e amor a Deus para nos livrarmos de nossas doutrinas, para apenas ficar com a simplicidade do Evangelho. Que valoriza o homem, e não o sábado (ou domingo). Que valoriza a pessoa ao invés da indumentária. Que prioriza a vida, e suplanta a ignorância em nome de Deus.

Que tenhamos coragem para abrirmos mão de nossa visão e vontade para ficarmos e fazermos apenas o que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou.

Que abandonemos o sentar-se à mesa para sermos servidos pelos outros, para servirmos a eles.


Que tenhamos coragem de apenas sermos seres humanos. Pessoas falhas, limitadas, que possuem sentimentos, que são de carne e osso, que possuem necessidades. Que precisam de abraços, de irmãos (não somente como pronome de tratamento, mas na prática da irmandade em Cristo, ou seja, dar a vida pelos irmãos (Jo 15.13-14), de amigos verdadeiros (pessoas que amam por amar sem esperar nada em troca).


Que tenhamos coragem de sermos Evangélicos. Não ser tachados de evangélicos como uma religião que não muda, não influencia, e que não transforma nada e nem ninguém, mas sermos Evangélicos como significado da palavra Evangélico, que são aqueles que vivem o Evangelho!!!!


Que sejamos tudo aquilo pelo qual Deus lutou, perseverou, e nos deu o poder de sermos:
APENAS A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO!!!!!


Que Deus nos ilumine o entendimento e nos dê graça para vivermos o nosso papel dia após dia como igreja de Deus.
Que Deus nos abençoe ricamente, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Em Cristo, seu membro,


Francisco Almeida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário